Layout do blog

Viagens corporativas no pós-pandemia: tudo vai ser igual?

Trade • set. 29, 2021

Como serão as viagens corporativas no pós-pandemia? Muita gente acredita que tudo vai mudar e que o futuro do trabalho é outro. Outras já pensam que é questão de tempo até tudo voltar ao “velho normal”.

E como você pode imaginar, as viagens a trabalho estão diretamente relacionadas ao que vai acontecer. Nos sonhos mais inovadores, dizem até que o Zoom vai substituir por completo as viagens corporativas no pós pandemia.

Bom, o que não podemos fazer é nos deixar levar pelos achismos . Essa é uma questão de análise tanto do que aconteceu até aqui, quanto do que as tendências apontam para o futuro.

Esse é o nosso trabalho: observar, questionar e analisar. Vamos mergulhar nos fatos e desvendar o futuro juntos?

Houve queda nas viagens corporativas na pandemia?

Sim e isso é um fato. Principalmente as empresas que enviavam seus funcionários para viagens corporativas internacionais sofreram muito nesse ponto. As fronteiras de quase todos os países foram fechadas e ficou totalmente inviável viajar para fora.

Da mesma forma, precisamos lembrar que aqui mesmo no Brasil muitas empresas adotaram o home office. Por um tempo, só os serviços essenciais funcionaram. Então, era uma luta acompanhar como estava a situação em cada cidade.

Em uma escala mundial, o setor de turismo teve uma queda de 70% só em 2020. Isso já diz muito, não é? E a queda foi tão real que não é à toa que tem tanta gente por aí com bilhetes não voados.

Mas a boa notícia é que a tendência de retomada do setor é justamente por conta das viagens corporativas no pós-pandemia. Até porque as viagens a lazer não eram apontadas como grande prioridade nas famílias. Por outro lado, deslocamentos a trabalho tornaram-se cada vez mais essenciais.

Ou seja, essas viagens corporativas no pós-pandemia são uma forma não apenas de recuperar o tempo perdido em relação à economia, mas também como meio de fortalecer os laços entre os representantes das empresas e seus parceiros.

Como vão ser as viagens corporativas pós-pandemia?

E se você estava em dúvida sobre como as coisas iam ser nas viagens corporativas pós-pandemia, aqui vai um indicador. A maioria das empresas que fazem esse tipo de deslocamento acreditam que vão viajar tanto quanto antes do coronavírus e até mais!

Olha só os números que a pesquisa internacional Traveller Sentiment Survey da consultoria Oliver Wyman mostram, em termos gerais:

  • 75% dos profissionais esperam viajar da mesma forma ou mais do que viajavam antes da pandemia;
  • 66% dos turistas planejam se deslocar dentro do seu país nos próximos seis meses;
  • 66% classificaram o preço como fator decisivo para comprar um voo;
  • 70% concordam em compartilhar dados de saúde para companhias aéreas e autoridades públicas.

E quais devem ser as principais preocupações das empresas? Acreditamos que agora, mais do que nunca, as viagens corporativas no pós-pandemia devem focar nos resultados. Todas as corporações enviam seus colaboradores a viagens, mas você sabe medir de verdade quais resultados elas trazem?

Existe uma forma, sim, de fazer essa análise e é com o Grande Livro dos KPIs , um material exclusivo e gratuito da Trade. Aqui, o foco é justamente mostrar todas as oportunidades que sua empresa pode aproveitar. São com esses dados que você vai saber como agregar valor às viagens corporativas.

Com o que empresas devem se preocupar nas viagens corporativas no pós-pandemia?

É possível que a pandemia tenha deixado um legado: tudo que pode ser resolvido com uma reunião rápida, deve ser mantido online. Isso não só otimiza tempo como gastos também. Mas aprendemos bem que nem tudo pode ser feito dessa forma, não é? Especialmente em algumas áreas específicas, como o agronegócio, que é um dos setores que nunca para.

Mas se pudéssemos resumir como vão ser as viagens corporativas no pós-pandemia, destacaríamos os seguintes pontos:

  • Foco em um planejamento mais assertivo, para minimizar possíveis problemas;
  • Contrato com agências de viagens corporativas, para deixar a equipe da sua empresa focada só em questões estratégicas;
  • Mais opções de meios de transporte para os deslocamentos;
  • Implantação de sistemas de gestão viagens para ter tudo centralizado;
  • Análise de dados para ter sempre uma melhor experiência para o viajante e a empresa.

Mas quando falamos em viagens também lembramos dos gastos, certo? E uma coisa diferente que a empresa vai ter que enfrentar é o aumento dos custos de absolutamente tudo. O que fazer? É o que vamos te contar a seguir:

Como lidar com os custos de alimentação e gasolina das viagens?

Algumas empresas oferecem diária de viagem , outras fazem reembolso. Qual você praticava antes?

Se você fazia o reembolso, uma ótima maneira de controlar os gastos é trocar pela diária. Mas aqui é importante que a empresa tenha bom senso e refazer os cálculos considerando os novos valores. Houve alimentação em basicamente tudo, desde alimentação, hospedagem até a gasolina. Aliás, principalmente, o combustível.

Aqui no blog nós já ensinamos ótimas formas de cortar custos em viagens. As dicas funcionam tanto para lazer quanto viagens corporativas no pós-pandemia.

Nossa dica é fazer mesmo os cálculos sobre o que compensa mais em relação a transporte. Se for uma cidade mais próxima, o melhor é ir de carro ou ônibus – apesar de que o veículo próprio já ajuda no deslocamento no local, evitando gastos com carros por aplicativos e tornando a viagem mais rápida e independente.

Quanto aos demais gastos, existem sistemas de gestão que já te mostram as melhores tarifas, seja de voo ou hospedagem. É uma ótima opção para usar e garantir a economia.

E tem mais coisas que podem te ajudar nessa economia? Tem sim e falar com uma TMC é uma delas. Veja como a seguir!

Como a TMC ajuda nas viagens corporativas pós-pandemia?

A TMC é uma das melhores aliadas na gestão de viagens corporativas no pós-pandemia. Lembra ali em cima quando dissemos quais as preocupações que sua empresa deve ter nesse retorno? Pois é, ela te ajuda em absolutamente em todos os pontos – e em mais alguns!

O papel da TMC é justamente que você não se preocupe com nada em relação a suas viagens de trabalho. Você garante uma gestão completa, do planejamento até o acompanhamento do viajante 24 horas, com uma equipe especializada no assunto.

Aliás, o nosso trabalho não termina aí: oferecemos ainda relatórios completos de Business Intelligence para que você saiba como as viagens estão sendo feitas, quais os principais dados que consegue a partir delas e quais resultados você teve.

Mas não pense que você fica dependente da agência o tempo todo. A Trade, por exemplo, oferece ferramentas de self booking que dão muito mais autonomia à sua equipe, tanto do RH quanto de viajantes e gestores – tudo controlado em tempo real e por meio do seu celular.

Ou seja, está na hora de voltar à ativa e pensar como suas viagens corporativas no pós-pandemia podem trazer um upgrade quando o assunto é enviar seus colaboradores a outras cidades.

E quando falamos em viagens corporativas internacionais, sua empresa já sabe tudo sobre como organizar a documentação? É sempre bom conferir… Então corre para nosso próximo texto e veja dicas certeiras para a empresa e o viajante!

Te esperamos lá!

Consultoria e Excelência
na gestão de viagens
Fale conosco
(11) 3506-6009 | (34) 3293-1000
comercial@tradeturismo.com.br

R. Dr. Renato Paes de Barros, 618 - Itaim Bibi
São Paulo - SP,
CEP: 04530-000

Av. Rondon Pacheco, 2080 - Vigilato Pereira
Uberlândia - MG
CEP: 38.408-343
Share by: